terça-feira, 29 de março de 2016

Item nº 10: Trilhas Sonoras do Superman (Superman Soundtracks)

Em mês de Superman no cinema é impossível apresentar algo da coleção que não esteja relacionado aos filmes do Homem de Aço. Neste sentido, um elemento sempre  marcante em todas as aparições do herói na tela grande é a trilha sonora.

É impressionante como até hoje os acordes iniciais do tema principal da trilha do filme Superman (1978) do lendário John Williams nos remete imediatamente à figura do herói. Mas, não apenas o tema principal, toda a obra musical feita para o filme é facilmente associada ao herói e aos personagens da trama. Quem não se lembra do tema do Lex Luthor (Lex Luthor Lair) ou da bela “The Fly Sequence” que acompanha o primeiro voo do Super com Lois.

A partir da base criada por Williams, Ken Torne (Superman II e Superman III) e Alexander Courage (Superman IV) fizeram contribuições importantes nas sequências estreladas por Christopher Reeve, mesmo que os filmes e as próprias trilhas não estejam no mesmo nível das obras originais.

Após um hiato de dezenove anos, em 2006 foi lançado Superman Returns estrelado por Brandon Routh. Com a volta do Super aos cinemas, uma boa trilha sonora precisava ser apresentada. Para isto, foi convocado o competente John Ottman. Mesmo que a trilha tenha inspiração na obra de John Williams, a mesma apresenta uma estrutura bastante distinta, trazendo o herói para o novo século. Pena que o filme, uma sequência direta de Superman II, não tenha agradado à maioria das pessoas com sua proposta saudosista. Portanto, naquele momento se encerrava um ciclo do Homem de Aço nos cinemas.

Ao iniciar a nova fase do Superman nas telas, Man of Steel (2013) trouxe à reboque uma nova abordagem do herói e uma trilha sonora tão impactante quanto aquela de John Williams. O responsável por isto foi Hans Zimmer, compositor da trilogia Nolan (Batman) e de filmes como Gladiador, O Último Samurai e 12 Anos de Escravidão entre outros.

A trilha de Zimmer tem o peso que a nova história pede. Com um tom mais sóbrio e sem o colorido dos filmes anteriores, o novo Superman de Henry Cavill demandava composições que apresentasse os extremos na vida conturbada do herói. Na minha opinião um novo clássico das trilhas originais.


A trilha de Batman v Superman, também composta por Zimmer, ainda não faz parte da coleção, mas a trilha da animação do Superman dos estúdios Ruby Spears (1988) composta por Ron Jones e a coletânea Sound of Superman lançada em 2006 com músicas que tem como inspiração o herói, completam “A Minha Coleção (de trilhas sonoras) do Superman”.


Fotos - Item nº 10: Trilhas Sonoras do Superman



























Nenhum comentário:

Postar um comentário