terça-feira, 26 de maio de 2015

Item nº 2: Superman por John Byrne (pós-Crise)

Super-Homem nº 38 e
O Mundo de Krypton
Esta era minha primeira opção para começar a apresentação da coleção. Não representa meu primeiro contato com hqs do Super, mas representa o início da minha própria coleção de revistas do personagem. No Brasil, lançada em agosto de 1987, Super-Homem nº38 trazia a aguardada reformulação do universo do herói após a saga Crise nas Infinitas Terras. O responsável pelo feito era nada menos que John Byrne.
Reconhecido por seus trabalhos nos títulos Quarteto Fantástico, X-Men e, em sua criação, a Tropa Alpha, o autor e desenhista criou uma nova mitologia para Kal-El. Amada por muitos, mas também odiada por uma legião, finalmente Superman seria o último filho de Krypton.

Esta é para mim a origem definitiva do personagem e do mundo que o cerca. Como leitor de tudo que foi publicado dali em diante, não vi nas tentativas de recontar a história do personagem nada que seja comparado à saga Superman - The Man of Steel. Mas, Byrne não estava sozinho, ao contrário, estava acompanhado de um time de talentos como Dick Giordano, Karl Kesel, Marv Wolfman e Jerry Ordway entre outros.

Como o próprio Byrne já relatou em diversas oportunidades, sua passagem pelo maior herói da DC foi turbulenta em virtude da pressão recebida de dentro da própria editora e do grupo a qual ela pertence. A saída de Byrne do comando criativo dos títulos do Superman deixou em mim, naquela época uma criança de 11 anos, uma sensação de que eu havia lido as mais intrigantes, envolventes e bem ilustradas histórias em quadrinho de toda minha vida. Hoje, quase 25 anos depois, ainda tenho esta sensação.

Edição da Mythos Editora
No Brasil esta fase foi publicada e fragmentada pela Ed. Abril em várias revistas além do título Super-Homem. Assim, as histórias capitaneadas por Byrne apareceram em Super Powers, Liga da Justiça, DC 2000,  Superamigos e até em uma edição da mini-série Lendas. Com uma distribuição irregular em cidades do interior, apenas há alguns anos consegui reunir todos os títulos lançados por aqui.

"Fase Byrne" na estante
Em 2003, a DC Comics iniciou uma série de encadernados desta fase. Foram lançados oito volumes, no entanto, sem uma periodicidade regular. Espero que o volume nove chegue logo para completar minha coleção e finalizar esta que é a maior história já contada do meu personagem favorito. Também fico na torcida para que um dia a Panini lance estes encadernados por aqui. Apesar dos títulos da DC serem acessíveis, um material desta magnitude precisa ser oferecido ao leitor brasileiro em português. Lembrando que a mini-série que deu origem a esta fase foi lançada em formato americano pela Mythos Editora em 2006.

Gostaria de escrever muito mais sobre estas HQs, mas fico por aqui. Afinal, o objetivo do blog é, apenas, fazer o registro da coleção. As resenhas ficam para outra oportunidade.

Em breve, publicarei mais fotos das HQs desta fase.

Até o próximo item da coleção!!!
Fotos - Item nº 2: HQs da “Fase John Byrne” (pós-Crise)













Nenhum comentário:

Postar um comentário